Quatro dicas para jovens entrarem no mundo Linux

Quatro dicas para jovens entrarem no mundo Linux

linuxCom o avanço de Big Data e novas tecnologias que rodam em ambiente de código aberto, aumentam as oportunidades no mercado de trabalho para profissionais especializados em software livre. O diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, afirma que há uma grande demanda por talentos com habilidades em open source e tenta encorajar universitários que querem seguir carreira nessa área.

 

Mas como começar? Durante palestra na última conferência TEDx, realizada nos Estados Unidos, Zemlin disse que indústria e o criador do Linux, Linus Torvalds, têm aprendido muitas lições com essa tecnologia. Ele acha que esse aprendizado pode ser aplicado pelos jovens talentos que estão começando a carreira em Linux. 

Para os futuros profissionais em Linux, Zemlin dá quatro dicas. Veja a seguir quais são:

1- “Não sonhe grande ‘

“Em minha apresentação na TEDx eu compartilho a história de como Linus começou em Linux”, disse Zemlin. “Ele não tinha grandes sonhos, apenas um desejo sincero de criar, aprender e compartilhar. Isso é tudo que você precisa. Olhe hoje para a criação de Linus. Ninguém poderia imaginar que seria tão grande.”

2-  Invista tempo em um projeto 

Segundo Zemlin, muitas pessoas estão fazendo dinheiro distribuindo software de código aberto. Ele destaca que muitas empresas estão no negócio de Linux e open source. Sua sugestão aos jovens que estão saindo da universidade é que eles dediquem tempo a um projeto open source, construam currículo e sua reputação nesse mundo. 

“Seu código é o seu currículo. Se você fizer isso bem, não há nenhuma dúvida de que a empresa vai lhe pagar muito bem”, acredita.

Aos que não sabem por onde começar, Zemlin recomenda que procurem um desenvolvedor mentor do kernel Linux, por exemplo, ou uma oportunidade de treinamento em Linux.

3- Tenha um plano 

O desejo de criar, aprender e compartilhar, mencionado na dica 1 abrirá portas para jovens na comunidade. Zemlim afirma que se o joven tiver o plano de criar nessa área e tornar essa ideia uma prioridade, será notado muito rapidamente.

4 – Procure ser o melhor 

“Ninguém gosta de um idiota (…),  esse ponto é sério”, disse Zemlin. Ele destaca que os jovens devem colaborar, participar de debates e defenderen seu pontos de vistas. Sua ideia pode ser vencedora, como há testemunhos na comunidade Linux. Como diz o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg: a melhor ideia e implementação devem sempre vencer. “Não tenha medo de provar que a sua ideia é a melhor”, finaliza o diretor da Linux Foundation.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?