Redimensione suas fotos

Redimensione suas fotos

As câmeras digitais vêm com uma configuração para selecionar o tamanho que a foto vai ficar ao ser batida. Esta função não é para simplesmente economizar espaço no cartão, e sim para definir qual a finalidade da foto. A dimensão das fotos na tela é completamente diferente das fotos impressas. Uma foto em um papel 10×15 centímetros vai ocupar várias vezes o espaço útil do monitor.

 

  • Baixe o PhotoPlus
  • Entretanto, muitas vezes se tira uma foto para ser impressa, e depois queremos uma versão para mandar para os amigos pela Internet. Para não ficar enviando arquivos pesados de fotos desnecessariamente grandes, o ideal é redimensioná-la.

    Para este tutorial, utilizamos o programa PhotoPlus.

    Importante: uma imagem nunca pode ser aumentada de tamanho sem perda de qualidade. Por isto, o ideal é sempre tirar fotos na melhor qualidade da sua câmera para eventualmente diminuir a qualidade no computador.

    1) Abra a foto – Clique no botão foto_open. Na janela que abrir, encontre a imagem, selecione-a e aperte Abrir. A foto agora deverá aparecer na sua área de trabalho.

    2) No menu Image, selecione a opção Image Size. Agora, você deverá ver um menu como este:

     

    foto_imagesize

    Mantenha as caixas de seleção Resize layersMantain aspect ratio selecionadas. Isto vai garantir que sua imagem seja redimensionada sem perder suas proporções.

    2.1) Para fotos que serão somente visualizadas na tela

    Pixel Size: este é o tamanho da sua imagem medido em pontos na tela, ou seja, a foto do exemplo tem 2048 pixels de largura (width) por 1536 pixels de altura (height). Para se ter uma noção, usualmente, a resolução do monitor é algo entre 800×600 pixels e 1024×768, portanto qualquer imagem dentro dessas medidas será visualizada por completo na tela. Coloque um valor numérico em somente um dos campos (Width ou Height), para modificar o tamanho da foto, a outra dimensão será calculada automaticamente de acordo com a proporção da foto.

    Ignore o Print size.

    2.2) Para fotos que serão impressas

    Print Size: este é o tamanho que a foto vai aparecer no papel depois de impressa. O valor padrão está especificado em polegadas (Inches), mas pode ser modificado para centímetros (Centimeters). A foto do exemplo tem 28.44 polegadas de altura por 21.33 de largura, cerca de 72×54 centímetros. Ajuste o valor numérico da altura ou da largura que o conseguinte será calculado automaticamente.

    Resolution: é o número de pontos por polegada (dpi, dots per inch) que tem sua foto. Normalmente as câmeras digitais vêm com três configurações de resolução: Fine (300 dpi), Normal (150 dpi) e Basic (72 dpi). Todas as três opções têm o mesmo tamanho de imagem, porém quanto menor a resolução, maiores serão os pontos e, conseqüentemente, as imperfeições, além de ser um arquivo que ocupa menos espaço.

    3) Aperte o botão OK

    4) Salve sua foto – Muito cuidado na hora salvar sua foto! A não ser que você não vá mais usar esta imagem para outras coisas, não salve a foto sobre a original. Vá no menu File e selecione a opção Export Optimizer.Você deverá ver a seguinte janela:

     

    foto_exportoptimizer

    Em Format, selecione a opção JPG. Observe, sobre a foto, o tamanho da imagem. Em Quality, à esquerda, você poderá diminuir ainda mais a resolução da imagem.Aperte o botão Export e dê um nome à sua imagem.

    fonte: http://tecnologia.terra.com.br

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Abrir chat
    💬 Posso Ajudar?