Saiba como o Google transfere informações para o governo dos EUA

Saiba como o Google transfere informações para o governo dos EUA

google-fbiNa última terça-feira, 11, oGoogle pediu autorização do FBI e da Secretaria de Justiça para divulgar os dados recolhidos pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). 

Na ocasião, a empresa negou que a Agência tenha amplo acesso a seus servidores e disse que o número de informações repassadas ao órgão de inteligência é menor do que o imaginado.

Hoje, Chris Gaither, porta-voz da companhia, explicou ao Wall Street Journalcomo os dados são repassados à NSA. Segundo Gaither, tudo é transferido via FTP – sem que o Governo tenha acesso aos computadores do Google. Em alguns casos os dados são gravados em mídias físicas e entregues pessoalmente. A porta-voz não detalhou quando e por que essa escolha é feita.

Em suma, o Google diz que apenas repassa os dados ao governo – e não “abre as portas” indiscriminadamente para a instituição pegar o que desejar. “Recusamo-nos a participar de qualquer programa – seja por segurança nacional ou qualquer outra razão – que nos exija prover o governo com acesso a nosso sistema ou instalar equipamentos em nossa rede”, disse Gaither.

As justificativas sucedem matérias do Guardian e do Washington Postafirmando que companhias de tecnologia como Facebook, Yahoo! e Googlefornecem acesso direto do governo às suas bases de dados. As reportagens também afirmam que a NSA possui equipamentos instalados nos sistemas das empresas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?