Salto quântico na estabilização de Qubits

PorTalia Ogliore, Universidade de Washington em St.29 de maio de 2024

Conceito de Qubits de Computação Quântica

No Center for Quantum Leaps, os pesquisadores usam a nanofabricação para criar circuitos quânticos supercondutores para explorar questões fundamentais da mecânica quântica. Eles criaram uma nova abordagem para combater a decoerência em sistemas quânticos, usando a dissipação para manter o emaranhamento quântico dentro de qubits, marcando um avanço significativo no campo da tecnologia quântica. Crédito: SciTechDaily.com

A pesquisa no Center for Quantum Leaps levou a um novo método para reduzir a decoerência em sistemas quânticos, aumentando a estabilidade e a viabilidade das tecnologias quânticas.

Como parte do Center for Quantum Leaps, uma iniciativa exclusiva do plano estratégico de Artes e Ciências, o físico Kater Murch e seu grupo de pesquisa usam técnicas de nanofabricação para construir circuitos quânticos supercondutores que lhes permitem sondar questões fundamentais na mecânica quântica. Qubits são sistemas promissores para realizar esquemas quânticos para computação, simulação e criptografia de dados.

Murch e seus colaboradores publicaram um novo artigo, publicado em 13 de maio em Cartas de revisão físicaque explora os efeitos da memória em sistemas quânticos e, em última análise, oferece uma nova solução para a decoerência, um dos principais problemas enfrentados pelas tecnologias quânticas.

“Nosso trabalho mostra que há uma nova maneira de evitar que a decoerência corrompa o emaranhado quântico”, disse Murch, professor de física Charles M. Hohenberg na Universidade de Washington em St. “Em primeiro lugar, podemos usar a dissipação para evitar que o emaranhamento deixe nossos qubits.”

Veja o vídeo ilustrado da equipe sobre as descobertas da pesquisa:

Referência: “Entanglement Assisted Probe of the Non-Markovian to Markovian Transition in Open Quantum System Dynamics” por Chandrashekhar Gaikwad, Daria Kowsari, Carson Brame, Xingrui Song, Haimeng Zhang, Martina Esposito, Arpit Ranadive, Giulio Cappelli, Nicolas Roch, Eli M Levenson-Falk e Kater W. Murch, 13 de maio de 2024, Cartas de revisão física.
DOI: 10.1103/PhysRevLett.132.200401Salto quântico na estabilização de Qubits Salto quântico na estabilização de Qubits1