SERP e SEO são dois conceitos que estão relacionados e as empresas que querem se destacar precisam entender um pouco mais sobre eles para que possam aplicar boas estratégias de marketing digital.
Organizações de todos os portes e segmentos investem em marketing digital, principalmente em marketing de conteúdo, porque são ações que ajudam a atrair clientes e aumentar as vendas.
A companhia precisa contar com um blog estruturado e aparecer entre as primeiras posições dentro da SERP, portanto, na primeira página de resultados. Existe essa busca constante por estar bem posicionado melhor o faturamento do negócio.
Os primeiros colocados nos resultados de pesquisas são aqueles que recebem mais visitantes e quanto mais visitantes, maiores são as chances de vender.
É por isso que tantas empresas investem em conteúdo de qualidade e contar com bons backlinks é uma maneira de entender que o conteúdo é realmente bom e que pode aparecer no topo dos resultados orgânicos.
As estratégias de SEO são fundamentais nesse processo, por isso, o empreendedor precisa conhecer um pouco mais sobre esse assunto, se quiser ter sucesso com ele.
Este artigo vai mostrar a definição de SERP, o conceito de SEO, como essas práticas se relacionam e falar um pouco sobre as maneiras de aplicar.
Conteúdo da página
ToggleO que é SERP?
SERP é uma sigla em inglês para Search Engine Results Page, portanto, página de resultados de pesquisa e ela é criada pelos buscadores, como o Google, toda vez que o usuário faz uma pesquisa.
Muitos se perguntam sobre a forma como os buscadores decidem as páginas que vão aparecer nas primeiras posições. No caso do Google, seus algoritmos determinam o ranqueamento das páginas, considerando as ferramentas de SEO.
Ao aplicar essas práticas em seu site, uma marca de cloro para limpeza hospitalar melhora as páginas de sites e blogs, com o objetivo de aumentar os acessos e alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
A organização só terá um bom tráfego orgânico e chegará até o público sem fazer muitos investimentos em links patrocinados, se fizer todas as otimizações, por meio das estratégias de SEO.
Assim sendo, são ações relacionadas ao aumento da qualidade do site e de seus conteúdos, de modo que os buscadores tenham essa compreensão e coloquem essa página entre os primeiros resultados de pesquisa.
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), sendo um conjunto de técnicas que vão influenciar os algoritmos dos buscadores durante a definição do ranking de uma página para a palavra-chave pesquisada.
Todos os dias, milhares de páginas são colocadas na internet e elas apresentam conteúdos com qualidades diferentes, que se aprofundam ou não em um tema, entre outras características.
Mas quando o usuário pesquisa sobre alguma coisa, somente as melhores páginas com os melhores conteúdos serão ranqueados nos resultados de pesquisa.
Por exemplo, se alguém pesquisou sobre cortinas modernas, vai clicar nos links que aparecem na primeira página porque são eles que oferecem a melhor opção para a busca.
As estratégias de SEO são realizadas nos conteúdos e nas páginas dos sites, em seus resultados são vistos na SERP, portanto, na página de resultados dos buscadores.
Relação entre SERP e SEO
Sabendo qual é o conceito de SERP, fica mais fácil criar boas estratégias de SEO e garantir a conexão com o potencial cliente na tão sonhada primeira página de resultados.
Mas se as estratégias de SEO forem realmente muito bem trabalhadas, a empresa consegue aparecer entre as primeiras colocações da primeira página, e isso faz toda a diferença.
Também fica muito mais fácil conhecer os concorrentes, saber quais são suas estratégias e criar respostas eficientes para essas ações, considerando anúncios e outras práticas.
Ao contrário do que acontece na ordem dos links de busca orgânica e conteúdos patrocinados, as snippets obedecem uma regra que privilegia a experiência do usuário.
Por exemplo, se alguém pesquisou sobre converter fogão de botijão para gás encanado, e o conteúdo de uma empresa está em maior destaque que o dos concorrentes por conter elementos que favorecem as snippets, a marca consegue ser vista.
Isso é muito importante para ganhar engajamento e subir diversas posições na SERP. Mas para alcançar esse propósito, é muito importante saber como aplicar o SEO.
Como aplicar as estratégias de SEO
O SEO tem como propósito melhorar uma página e seus conteúdos para que eles apareçam bem posicionados dentro da SERP. Para isso, é necessário trabalhar estratégias como:
Escolher boas palavras-chave
Encontrar a palavra-chave certa é essencial, mas ela não é o termo com o maior volume de buscas nem aquele que tem baixa dificuldade de ranqueamento.
Na verdade, a palavra-chave ideal é aquela que consegue solucionar o problema da persona e que tem chances reais de obter um bom ranqueamento.
Para encontrá-la, uma marca de compressor de ar parafuso usado pode usar palavras de cauda longa, termos mais específicos, fazer uma busca e analisar a SERP e usar boas ferramentas de palavras-chave.
Também é interessante escolher um termo para o qual a companhia vai dedicar a otimização do conteúdo porque isso ajuda a orientar os esforços em uma única palavra.
Entender o objetivo da busca
Depois de definir a palavra-chave do conteúdo, muitos gestores e empreendedores ficam em dúvidas porque não sabem exatamente qual tema deve ser trabalhado.
De nada adianta escolher uma boa palavra se ela for parte de um texto aleatório, isso porque não é capaz de responder à intenção de busca do usuário.
Por exemplo, supondo que alguém pesquisou sobre “para que serve disco de corte 7 pol”. Essa pessoa tem uma dúvida específica, por isso, não quer saber como é feito, quem faz ou a história do disco de corte, ela quer saber para que serve.
O material deve ir direto ao ponto da palavra-chave sem enrolar ou ser muito raso, caso contrário, a persona vai continuar com dúvidas.
Ela tem que se sentir satisfeita e essa satisfação é indispensável para ela e para a plataforma, além disso, é algo com o qual o Google se preocupa bastante, visto que ele tem maneiras de identificar se está entregando a resposta esperada.
Atualizar o conteúdo
Atualizar o conteúdo é outra estratégia de SEO muito importante, isso porque de nada adianta publicar uma grande quantidade de materiais se eles vão ficar ultrapassados e obsoletos ao longo do tempo.
Também é um erro acreditar que conteúdo evergreen não precisa passar por atualizações, na verdade, para realmente ser evergreen, ele precisa ser atualizado na medida certa.
Se alguém pesquisou sobre divisória de vidro para sala, quer encontrar conteúdo atualizado, nenhum motivo para isso é que esses materiais oferecem informações relevantes e sempre serão úteis.
Também é muito importante prestar atenção aos materiais que são fundamentais para a empresa, ou seja, aqueles que conseguem atrair mais clientes para a estratégia.
Se a companhia perder posições com eles, pode prejudicar toda a estratégia de marketing de conteúdo.
Ser mobile friendly
Atualmente, boa parte do tráfego na internet é proveniente dos dispositivos móveis, principalmente dos smartphones.
Já faz tempo que esse tipo de acesso deixou de ser tendência para se tornar uma realidade, e essa característica deve ser trabalhada pelos profissionais de marketing, principalmente para melhorar as estratégias de SEO.
Para aquela pessoa que está pesquisando sobre manutenção preventiva Fiat, o Google vai mostrar apenas as plataformas mobile friendly, ou seja, aquelas que contam com elementos como:
- AMPs;
- Design responsivo;
- Carregamento rápido;
- Conteúdo organizado.
Qualquer página que for melhor para os notebooks e desktops do que para os dispositivos móveis vai perder o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Criar bons títulos e descrições
Quando alguém procura alguma coisa no Google, pode encontrar diversos resultados, mas existem algumas coisas que influenciam diretamente na decisão de clicar ou não, e as principais são título e descrição.
Supondo que o usuário queira saber sobre divisória de drywall com porta, ao fazer sua pesquisa, vai passar os olhos rapidamente pela página para saber o que ela oferece, e aí sim saber se vai clicar ou não.
Bons títulos e descrições vão influenciar o clique, algo muito importante para as métricas do Google na hora de ranquear os conteúdos.
Com base nisso, é fundamental investir na criação de títulos e descrições bem elaborados, objetivos e claros, pois eles trazem muitos benefícios. Também é fundamental despertar a curiosidade e o interesse dos usuários.
Considerações finais
SERP e SEO são dois conceitos muito importantes para os profissionais de marketing em qualquer empresa que queira destacar suas páginas na internet.
Compreender o que é SERP é crucial para fazer boas estratégias de SEO, conseguir um bom posicionamento, atrair mais visitantes e aumentar as oportunidades de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.