Servidor Dedicado Ou Não Dedicado? Saiba Qual O Ideal Para Você

Servidor Dedicado Ou Não Dedicado? Saiba Qual O Ideal Para Você

Um sistema de computação chamado servidor fornece serviços a uma rede computadores, eles armazenam arquivos diversos em seu banco de dados. Vários computadores que acessam esse servidor são denominados clientes.

Os servidores dedicados são computadores que são alugados para uma empresa de hospedagem de sites, são dedicados a um cliente. Esses servidores possuem características próprias para cada tipo de hospedagem, eles são projetados para ficarem 24hs ligados, para poder fornecer dados a todo o momento.

Eles servem na maioria das vezes para fornecer espaço e hospedagem para que os clientes possam acessar os arquivos e mostrar ao usuário final esses arquivos.

Existem vários tipos de servidores classificados como SERVIDORES DEDICADOS e NÃO DEDICADOS, alguns deles são: Servidor de Fax, Servidor de arquivos, Servidor Web, Servidor de e-mail, Servidor de Impressão, Servidor de banco de dados, Servidor DNS, Servidor Proxy, Servidor FTP, Servidor Webmail, Servidor de Virtualização e Servidores para jogos eletrônicos.

Atualmente existem dois tipos de servidores dedicados, geridos e não geridos. Um Servidor dedicado não gerido é o tipo de servidor no qual o cliente terá que gerir completamente o servidor, efetuando tarefas de updates de softwares, aplicação de “patches”, restauração de sistema, controle de segurança e instalação de software. Nesse caso a empresa de hospedagem de site é responsável por fornecer a conectividade e os reparos dos eventuais problemas de hardware. A opção de um servidor dedicado não gerido é indicada mais para usuários com experiência em gestão de maquinas.

Servidores dedicados geridos possuem como características cuidados tomados pela empresa de hospedagem de site. No contrato de um servidor gerido, a empresa toma como responsabilidade manter o software atualizado, aplicar “patches”, responde pelo bom funcionamento e segurança do hardware, monitorar a conectividade na rede internet externa. Uma opção indicada para usuários sem experiência em gestão de servidores, ou com falta de tempo para tarefa mais complexas.

A vantagem de contratar um servidor dedicado é que o desempenho é maior por ser uma máquina dedicada justamente para serviços de hospedagem, ela possui tudo que faça o site ter uma velocidade de conexão com internet rápida, segurança e atualizações quando necessárias.

Diferente dos servidores dedicados, os servidores não dedicados, são computadores domésticos, e das muitas vezes com o desempenho muito menor do que os dedicados. São mais baratos, mas por falta de alguns quesitos de segurança e cuidados, acabam saindo caros para muitos usuários. Muitos servidores não dedicados são utilizados em jogos eletrônicos por ser bastante procurado pela maioria, pelo baixo custo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?