Spam “ganhe dinheiro em casa” atinge usuários do Pinterest

Spam “ganhe dinheiro em casa” atinge usuários do Pinterest

spam-pinterestUsuários do Pinterest têm reclamado sobre uma porção de spam que tem se espalhado por meio da rede social de compartilhamento de imagens. Por terem contas de outras plataformas sociais associadas a ela, o Facebook e o Twitter das vítimas também sofreram o golpe.

 

O ataque foi notado na terça-feira (11/9), mas, segundo a empresa de segurança Sophos, aparentemente, eles têm ocorrido há pelo menos uma semana.

Tanto o Twitter quanto o Facebook permitem que um aplicativo poste automaticamente em nome do usuário mensagens sobre atualizações feitas na rede social de fotos. Sendo assim, spammers comprometeram contas do Pinterest e se aproveitam das redes sociais interligadas para transmitirem imagens de promoções de esquemas de trabalhos caseiros, o velho conhecido “ganhe dinheiro em casa”.

Os textos maliciosos mexem com a curiosidade dos contatos, com mensagens do tipo “Meu Deus, isso é tão legal! Estou ansioso para a próxima!”, seguido de um link arbitrário. Tanto anúncios, quanto mensagens são escritos em língua inglesa – o que sugere que usuários de países com esse idioma foram o alvo principal.

Segundo a Sophos, a plataforma já eliminou boa parte dos anúncios maliciosos, mas alguns deles ainda podem ser visualizados no site. De acordo com o especialista da empresa de segurança, Paul Roberts, ainda não está claro como se deu o acesso às contas, mas, provavelmente, foram resultado de um cross-site scripting ou de ataques drive-by download nos navegadores das vítimas.

Embora spamming seja expressamente proibido pelo site, isso não impediu que crackers se aproveitassem. Já não é a primeira vez que esse tipo de ataque acontece na rede. Em março, outro spam foi identificado, mas o chamariz da vez era a promessa de uma dieta milagrosa.

“Como relatamos em março, spammers têm feito um bom dinheiro com exploração de anúncios desse tipo. Os golpes levantam dúvidas sobre se a página está fazendo o suficiente para barraresses aproveitadores de utilizarem a rede como uma plataforma de lançamento”, afirmou Roberts. 

O Pinterest aconselha aos usuários que sofreram ataques a modificarem imediatamente suas senhas e excluir qualquer Pin ou Board que tenha sido criado sem permissão. Para isso, bastaacessar sua conta, clicar no triângulo ao lado da sua foto e nome de usuário (no canto direito da tela) e selecionar “Settings”. Clique no botão “Change Password”, siga as instruções e depois “Change Password” de novo. Pronto!

Você também pode enviar uma solicitação para o suporte do site, e reportar que sua conta foi hackeada.

Não sabe como fazer? Siga nossos passos:

  •  Entre em sua conta no Pinterest;
  • No canto superior direito clique no botão “About” e selecione “Help” no menu dropdown;
  • No menu do lado esquerdo, clique em “Support”;
  • E, na parte superior da página, selecione “Enviar uma solicitação”


No campo “What do you need help with?” clique no triângulo invertido, ao lado de onde está escrito em azul “[sem seleção]”. Deverá abrir um menu dropdown. Selecione a opção “Policy & Abuse” e depois “Hacked Account”. (como mostra a imagem abaixo)

spam-pinterest-2Imagem mostra como reportar uma conta hackeada

Preencha o restante dos campos solicitados e coloque o máximo de descrições possível.

fonte: http://idgnow.uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?