Storify mostra que privacidade do Facebook é uma ilusão

Storify mostra que privacidade do Facebook é uma ilusão

FB3 435Um conflito sobre a republicação de atualizações de status privados do Facebook no Storify mostra como a privacidade na rede social é relativa e os usuários devem permanecer vigilantes para evitar chateações.

 

O Storify é uma ferramenta para reunir fotos, vídeos e atualizações de status de redes sociais, e o site é popular entre blogueiros e jornalistas. A controvérsia online começou quando o site de notícias AGBeat relatou que uma pessoa utilizando a extensão Storify do navegador Chrome poderia essencialmente copiar e colar conteúdo privado do Facebook.  Seja qual for o conteúdo do FB a que uma pessoa tem acesso, ele pode ser republicado no site. Isso significa que atualizações de status privados de perfis pessoais e de grupos privados podem ser copiados. A capacidade de sites de terceiros ou aplicativos de violar a privacidade da rede social tem sido uma preocupação há algum tempo.

Em 2012, o Consumer Reports alertou que os dados do Facebook são compartilhados de forma mais ampla do que os usuários desejariam. “Mesmo que você tenha restringido sua informação para que seja vista apenas por amigos, um amigo que está usando um aplicativo do FB pode permitir que seus dados sejam transferidos para terceiros sem o seu conhecimento”, disse o grupo Consumer Watchdog .

O Facebook compara a ferramenta a alguém tirando uma captura de tela de uma postagem e, em seguida, republicando em outro lugar na web. Na segunda-feira a rede social parecia distanciar-se da controvérsia,  implicando que a pessoa que copia a informação tem a responsabilidade de não compartilhar as atualizações privadas de seus amigos. “O comportamento parece resultar de usuários do Storify utilizando uma extensão de navegador que, essencialmente, corta e cola o conteúdo disponível para aquele usuário para o site”, disse um porta-voz do Facebook por e-mail. “Este não é um resultado do aplicativo Storify para Facebook.”

Defensores da privacidade recomendam maximizar as configurações de privacidade e sempre assumir que qualquer coisa postada no Facebook pode ser vista por amigos, familiares, empresários, agências governamentais, companhias de seguros de saúde e de aplicação da lei.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?