sucesso dos projetos depende do Analytics

sucesso dos projetos depende do Analytics

bigdata-verdeMuitos dos problemas que historicamente giravam em torno de grandes repositórios de dados referem-se à forma como eram geridos. Isso significa principalmente garantir que aqueles que precisam possam obter as informações que precisam, quando precisam. Isso significa também assegurar que os dados são armazenados de forma segura.

O que, historicamente, tem envolvido os serviços de fornecedores como a Iron Mountain, onde muitas vezes os dados estão tão seguros que ninguém consegue descobrir como obtê-los de volta.

São problemas históricos de gestão de dados. Nós o tratamos como um tesouro pirata, encontrando maneiras criativas e de baixo custo para enterrá-los e desculpas igualmente criativas quando não podemos chegar a eles em tempo hábil.

Ah, temos a certeza de que o espólio existe, mas não sabemos exatamente onde, e os dados realmente velhos estão muitas vezes tão mal indexados e armazenados, que parece que teria sido melhor se não os  tivéssemos armazenados.

Recursos emergentes de nuvem pública prometem armazenamento barato com maior probabilidade de aacesso futuro. Pilhas aleatórias de tesouros foram escondidas em linhas pequenas, e um elfo amigável substituiu o dragão que cospe fogo. Aa únicaa trade-offs, claro, são governança, segurança e conformidade.

Como os dados crescem e encolhem os orçamentos de TI, no entanto, estas desvantagens parecem menos problemáticas, até que um partido hostil obtenha acesso aos dados e publique o que encontrar. Razão pela qual criamos o trabalho de gerente de risco, posição que desmoronou com o mercado financeiro, quando se descobriu que era atuava mais transferindo a culpa do que protegendo os bens.

Agora, começamos a perceber que Big Data não é tudo. Ao contrário, os benefícios veem da análise vinculada aos dados e do acesso móvel aos relatórios resultantes. Executivos acham cada vez mais que, se eles podem obter informação reais a partir dos dados que recolheram, eles podem tomar melhores decisões, evitar erros dolorosos repetitivos e aumentar sua estatura em sua própria companhia e dela na indústria.

Conhecimento é poder. Executivos de sucesso hoje, focam portanto em saber mais sobre seus clientes, parceiros, colaboradores e meio ambiente do que os seus concorrentes. Essa é a maneira de ganhar o jogo corporativo.

Estes executivos utilizam ferramentas ligadas a sincronização de dados mais forte. Asseguram a precisão a partir dos dados que estão sendo analisados. Oferecem apps móveis para exibir os resultados em tablets e smartphones. E utilizam os serviços em nuvem que podem para atender tanto às questões de custo como aos requisitos de segurança.

O Hadoop emergiu como a principal plataforma de análise de dados, e os vendedores estão correndo entre si para fornecer as melhores ferramentas para o uso do Hadoop . No entanto, essas otimizações podem ser temporárias, com os vendedores passando mais tempo desenvolvendo garantias de otimização de toda a solução ou involuntariamente criando gargalos ao usarem um parceiro.

Escolha a solução de análise de dados sabiamente

No final, o que ficou claro quando ouvi do CIO sobre o esforço do presidente Obama para análise da reeleição,  é que o Big Data não é importante.fornecer as respostas que os executivos precisam é que é importante.

Isso pode parecer simples, mas requer um fornecedor que possa atender aos seguintes critérios:

  • Ter uma grande experiência com o remo de negócio da sua empresa e indústria.
  • Ter disposição para assumir toda a solução.
  • Ter histórico comprovado em atender suas expectativas.
  • Ter experiência com recursos de nuvem pública e privada.
  • Ter capacidade de lidar com repositórios de dados tradicionais e streaming de dados em tempo real.

Em suma, este não é um tipo de problema para ser resolvido com uma solução do tipo faça-você-mesmo. Você precisa de alguém com experiência, histórico de confiabilidade, e uma reputação que você possa confiar.

Apenas um punhado de vendedores vai atender a esses critérios. Escolha sabiamente.

(*) Rob Enderle é presidente e principal analista do Enderle Group

fonte:  http://computerworld.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?