Timeline e botão ‘Like’ geram processo por patente contra o Facebook

Timeline e botão ‘Like’ geram processo por patente contra o Facebook

likeFacebook pode ter problemas legais nos próximos tempos, graças a um processo relacionado a recursos que se tornaram suas marcas registaradas: a Timeline e o botão ‘Like’.



O processo envolve duas patentes registradas no nome da família do programador  Joannes Jozef Everardus Van Der Meer, morto em 2004.

Em 1998, Van Der Meer entrou com o pedido para registrar a patente de um recurso que ele chamou de “Web Page Diary”, que “coleta informações pessoais e de terceiros, as organizam de forma cronológica em uma página personalizada e compartilhar informação com um grupo de pessoas, tal como amigos do usuário, por meio de uma configuração de níveis de privacidade”.

A patente, que realmente lembra a Timeline do Facebook, foi concedida pelo escritório americano de patentes em 2002, dois anos antes do lançamento da rede social de Mark Zuckerberg.

Já a segunda patente, relativa ao botão ‘Like’, foi concedida em 2001. Ela faz referência a um método de transferir conteúdo de um site para a ‘Web Page Diary’ do usuário com um clique, permitindo às pessoas “coletarem conteúdo interessante conforme navegam na web”. O recurso se assemelha a quando o usuário navega em uma página e dá uma ‘curtida’ em uma notícia e ela vai parar em sua Timeline.

Segundo a NBC News, Van Der Meer chegou a tentar colocar suas patentes em prática. Ele criou uma empresa e comprou o domínio “surfbook.com”, para lançar “um projeto-piloto que utilizava algumas das inovações descritas nas patentes”, mas morreu antes de levar adiante o projeto.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?