Uma metodologia de SEO em 6 procedimentos
Este artigo tem mesmo como fonte o laboratório da casa em Search Engine Optimization. São os 6 passos que recomendamos para a implementação de trabalho de SEO.
1. Pesquisa de Palavras-Chave
A palavra-chave ideal é relevante no âmbito do produto / serviço a promover, tem muitas pesquisas e pouca concorrência. Deveremos associar um máximo de 3 palavras-chave a cada página.
Depois de definidas as palavras-chave objectivo, é importante tirar um fotografia do status de rankings, para posterior avaliação dos progressos.
2. Eliminar Barreiras à Indexação
A optimização técnica passa por eliminar barreiras à indexação do site pelos motores de busca. Algumas das situações mais típicas de não indexação são páginas de acesso privado, links não interpretados (ex: Flash ou Javascript) ou páginas orfãs.
As medidas mais comuns para eliminar problemas de indexação são criar Mapas de Sites e Trilhos de Navegação HTML.
3. Optimizar Conteúdos
O title tag é talvez o parâmetro de optimização de conteúdo mais importante. Os textos da página devem casar a usabilidade e leitura dos utilizadores com a dos motores de busca. Os nomes dos ficheiros e imagens podem e devem conter palavras-chave objectivo.
4. Optimizar Links Internos
Os links internos são uma forma de definir uma hierarquia interna das páginas aos olhos dos motores de busca. O anchor text (texto linkado) permite realizar uma associação entre palavras-chave e a página de destino em causa. Use sempre que possível um anchor text.
5. Promover Links Externos
Os motores de busca interpretam a internet como um mega concurso de popularidade. Nem todos os links contam o mesmo para os motores de busca. O registo em directórios é apenas a forma mais fácil de gerar links externos para o nosso website, mas recorde queexistem outras formas.
6. Análise
É importante monitorizar a performance dos trabalhos de SEO. Para análise mais correcta e fiável deve-se evitar analisar resultados poucos dias depois de implementadas as medidas de SEO.
A utilização de uma ferramenta de web analytics permite analisar o impacto das medidas de SEO no bolo total de tráfego do website. Numa óptica de reciclagem e visão de longo-prazo, é também importante analisar a evolução das tendências de pesquisa.