Use o Skype com cuidado! A Microsoft consegue ler tudo o que escreve

Use o Skype com cuidado! A Microsoft consegue ler tudo o que escreve

instant-messagingTal como a Apple consegue saber tudo sobre as suas conversas com a Siri, também a Microsoft anda a ler tudo o que os utilizadores escrevem no Skype.

 

Uma empresa de segurança alemã, a Heise Security, confirmou, através de um teste, que a Microsoft consegue ler, sem avisar ou pedir autorização, as conversas dos utilizadores.

Tudo aconteceu depois de um utilizador ter notado movimentações invulgares no seu tráfego após uma conversa por mensagens instantâneas no Skype e ter avisado a empresa alemã.

O seu servidor até indicava um potencial ataque, mas o que realmente estava a acontecer era outra coisa: a atividade estava a vir de um endereço IP com ligações à Microsoft. Esse endereço conseguiu aceder às informações anteriormente transmitidas pelo Skype.

A Heise Security conseguiu, então, reproduzir os acontecimentos anteriores e verificou que o utilizador estava a dizer a verdade.

u trace micro

Uma rápida investigação ao endereço IP que rastreou as mensagens resultou na identificação de um IP ligado à Microsoft.

Contudo, não há grande coisa a fazer, tendo em conta que os utilizadores do Skype concordaram com esta violação de privacidade quando aceitaram os termos de utilização do serviço.

Em resposta a um inquérito feito pela Heise Security, o Skype referiu que o sucedido se deve a “uma verificação automática” com o objetivo de identificar spam ou mensagens de phishing. Um porta-voz da empresa também confirmou, mais tarde, que as mensagens são, de facto, verificadas, mas apenas para filtrar e evitar esquemas de fraude e spam.

Contudo, esta explicação cheira a esturro, tendo em conta que as mensagens de spam e dephishing não são, normalmente, encontradas em páginas HTTPS, as mesmas que foram utilizadas durante o teste da Heise Security.

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?