WhatsApp avisa sobre link suspeito para combater notícias falsas

WhatsApp avisa sobre link suspeito para combater notícias falsas

WhatsApp avisa sobre link suspeito para combater notícias falsas

WhatsApp avisa é uma das principais aplicações de mensagens no mundo inteiro e é a mais utilizada, sendo que a privacidade e segurança dos utilizadores é, sempre, uma via importante para que este tipo de aplicações mantenham um grande sucesso. No entanto, recentemente houve um situação “causada” pelo WhatsApp que levou a graves problemas.

Na Índia, 18 jovens suicidaram-se após várias notícias falsas terem sido divulgadas em diversos grupos do WhatsApp, o que levou a muitas críticas À aplicação por não ter uma forma de controlar as notícias falsas, algo que o Facebook e o Google têm se esforçado por combater.

No entanto, o WhatsApp tem um problema maior, já que tentar combater este tipo de informação levaria a que fosse obrigado a ler as mensagens divulgadas pelos utilizadores, o que bateria num outro problema, a privacidade dos utilizadores. Ora, como não há forma perfeitas para combater isto, o WhatsApp foi pela via da avaliação do links.

Em breve, o WhatsApp irá avisar os utilizadores quando estes tentam aceder a links não credíveis, provavelmente seguindo o mesmo estilo que o Facebook já está a utilizar na sua rede social.

Esta novidade está, por agora, em fase de testes e não é oficial nem há data prevista para que a mesma chegue à aplicação oficial e esta disponível para todos os utilizadores. Esta foi a resposta do WhatsApp, após um Ministro indiano ter questionado a aplicação sobre que medidas iria tomar após o suicídio de 18 jovens após a divulgação de notícias falsas.

Mais recentemente, também relacionado com o WhatsApp, houve 5 pessoas mortas depois de estar a ser divulgadas informações de que teriam raptado uma criança. Neste link, pode ler várias outras situações que causaram a morte de pessoas, após as informações terem sido divulgadas no WhatsApp, informações essas que não correspondiam à verdade e que acabou por causar a morte a pessoas inocentes.

Fonte: Indian Express

Tags:, , , , , , , ,
Abrir chat
💬 Posso Ajudar?