WordPress na mira dos hackers

WordPress na mira dos hackers

malwareA plataforma de gestão de conteúdos de blogs e sites WordPress está a ser alvo de um ataque em larga escala de piratas informáticos. As páginas que tenham “admin” como nome de utilizador são as mais suscetíveis.

 

O ataque, que envolve mais de 90 mil IPs, é dirigido à página inicial do site e usa a “força bruta” para descobrir domínios com senhas mais frequentes e perfis de utilizadores listados como “admin”. Através do método tentativa-erro os cibercriminosos tentam acertar nas senhas dos administradores para aceder aos blogs e sites.

Ao que parece, o grupo de piratas informáticos é extremamente organizado e recorre a 100 mil robôs para conseguir adivinhar as passes da WordPress. Descobrir as senhas seria apenas o ponto de partida para contaminar o site com malware e aceder aos servidores, pelo que o ataque está a causar grande preocupação no meio.

“Uma das preocupações num ataque como este é a de que os hackers estejam a utilizar um ponto fraco dos computadores domésticos para construir um botnet formado por robustos servidores, em preparação para um ataque futuro”, escreveu o CloudFlare, a empresa que identificou o golpe.

Recomenda-se por isso que troque, ou reforce a sua senha, construindo uma que contenha pelo menos oito caracteres, entre letras maiúsculas e minúsculas e símbolos especiais. Também poderá ser uma boa altura para trocar o seu perfil de admin para um nome mais protegido.

A WordPress é uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia, servindo cerca de 30 milhões de páginas e blogs.

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?